Não chega a ser surpresa o fato de um dos campeões de junho (sim, tivemos um empate) ser este A mulher do viajante do tempo. Afinal, desde a divulgação dos temas para o desafio, era um dos títulos que mais aparecia nas listas de leituras dos participantes. Dito e feito: o livro de Audrey Niffenegger foi resenhado por oito participantes do desafio.

Henry tem uma disordem genética que faz com que ele pule para frente e para trás no tempo sem controle. Claire é a garota que sempre o esperou. Suas linhas do tempo se encontram diversas vezes em momentos diferentes, começando para ela aos seis anos e para ele aos vinte oito, sendo que quando ele a encontra pela primeira vez, ela já o conhece por quase toda sua vida. (Vivendo Entre Livros)

Claire é uma artista que desde que era pequena recebe as visitas de um homem de outro tempo e lugar e conforme vai envelhecendo começa a se envolver com Henry porém não podem ficar juntos já que ele é de outra época e apenas resta a Claire  esperar por encontrar Henry no presente. O relacionamento dos dois se desenvolve durante a história e eles terão que enfrentar vários obstáculos (além daqueles que os casais normalmente já passam) para ficaram juntos. (Olhos de Ressaca)

Em maior ou menor grau, todas as resenhas feitas foram positivas:

O romance passa por momentos cômicos, tristes, trágicos, fofos e tudo mais, ou seja: foi uma boa companhia de três dias de hospital. Valeu cada pagina. (Marca Livros)

Mesmo algumas resenhas apontando o livro como um pouco confuso, graças às idas e vindas no tempo, ainda assim a obra encantou quem leu:

Daí o livro começa te prendendo, com uma história muito interessante e altamente inusitada de um homem que viaja no tempo e portanto conhece a sua esposa antes mesmo deles se conhecerem, gerando situações no mínimo bizarras. E nesse quesito, bizarrices temporais, o livro é ótimo! São tantos momentos inusitados que você fica tonto! E a autora não se perde! O que ela consegue fazer é contar a história de forma que as diversas lacunas vão sendo preenchidas conforme o personagem principal vai viajando pelo tempo. (Leituras de Laura)

De início achei um pouco confuso, uma vez que as passagens entre um tempo e outro na vida da personagem central me pareciam um tanto sem lógica. Mas no decorrer da leitura, fui surpreendida pela doçura do relacionamento entre Henry e Claire. (Biblioteca da Jo)

Um livro confuso, pelo menos no início. O que me chamou a atenção e me confundiu demais foram as viagens no tempo. Mas há algo de bonito no fato de um estar esperando pelo outro. Uma coisa legal é que, seja no passado, seja no presente, ambos, Clare e Henry, demonstram seu ponto de vista. Uma excelente história de amor, complexa e simples ao mesmo tempo. Recomendado. (O Fantástico Mundo da Leitura)

Apesar de todas as resenhas serem positivas, nem por isso deixaram de apontar os defeitos do livro:

Mas, uma das coisas que eu tenho que dizer é que na minha opinião os personagens secundários ficaram relegados ao acaso, não foram tão explorados e acabamos sem saber muito dos mais próximos, a irmã de Clare, o pai de Henry, Gomez e Charissse e seu relacionamento conturbado... (Um Livro Por Dia...)

Então ela espera mesmo quando não DEVERIA. Se apaixonar em criança por um homem que promete se casar com você, sem que você tenha dúvidas disso torna a pessoa uma grande maluca. Clare beira o suicídio ao tentar, ao custo de seis abortos, ter um filho. Tem que ser DELE. Hein? Dragões, lembram? Mas se for pra levar a sério é como uma purgação da paixão proibida. Como história de amor o livro é assustador. A devoção sem fim ao eterno amado passa do brega e vira obsessão. Terror psicológico disfarçado de Sabrina. [...] Mas eu gostei do livro, que pra mim acabou sendo um bom suspense psicológico. E chega de resenha! (Quitandinha)

Então, tá, Sharon, chega de resenha. Mas antes de terminar o texto, devo dizer que o livro já foi transformado em filme. Só que todo mundo que leu o livro e viu o filme tem a mesma opinião sobre ele. E quem melhor resumiu essa impressão foi a Laura:

Enfim, para o livro nota 9, já para o filme... melhor ficar quieta, apenas sugiro que leiam o livro e fiquem longe do filme. (Leituras de Laura)


3 Comments

  1. é... eu peguei só um pedacinho do filme, é meio água com açúcar mesmo. melhor o filme.

    Adorei esse post resumão, com trechos das resenhas! Muito legal!

    ResponderExcluir
  2. Ótimo mesmo esse apanhado. Dá para ver o quanto esse livro gera opiniões entusiasmadas. Boa, João! Boa, Galera! Bjs

    ResponderExcluir
  3. AMO esse livro. sério, um dos melhores ever!!

    ResponderExcluir