Janeiro - Tema Livre


Para aproveitar o tempo junto da família e dos amigos com muita leitura, o tema é livre! Aproveitem para escolher obras que, por algum motivo, não foram lidas no ano que se foi. Releituras não valem, pois o propósito maior do DL é desencalhar os livros daquela lista básica de leituras pendentes – que não para de crescer nunca.

Fevereiro - Livros que nos façam rir


No mês da alegria e da folia, está valendo quaisquer obras que despertem o riso pela comicidade presente no enredo.

Março - Animais protagonistas


Após as festas de fim de ano e o carnaval, quando a vida é retomada de fato, devemos ler obras cujos personagens protagonistas são os animais. Vale dizer que eles podem até compartilhar a posição de personagem principal com outros personagens humanos, mas nunca estando em menor destaque.

Abril - Uma ou mais das quatro estações no título


Se a tendência é Outono/Inverno ou Primavera/Verão, não importa. A moda da vez é ler obras que contenham no título uma ou mais das quatro estações do ano.

Maio - Livros citados em filmes


Literatura e Cinema são tão intrínsecos! Para quem é cinéfilo, não será tão difícil escolher as obras citadas em filmes; para quem não o é não há motivo para preocupação. Nossa equipe irá preparar uma lista especial para atender aos objetivos não só deste mês como também de todo DL.

Junho - Romance Psicológico


No Brasil, o romance psicológico mais famoso é Dom Casmurro, de Machado de Assis. Até hoje, paira dúvida se Capitu traiu Bentinho. Este gênero literário, portanto, caracteriza-se por ressaltar a mente humana. O meio ambiente em que se passa a história é irrelevante se comparado ao pensamento e ao comportamento dos personagens, cuja intimidade é revelada pelo agir e sentir.

Julho - Cor ou cores no título


Férias é tudo de bom para quem pode! Pena que o tempo no inverno é acinzentado, né? Então aproveitem o tempo livre embaixo do edredom e com muita leitura. Neste mês só está valendo obras que contenha no título cor ou cores.

Agosto - Vingança


A vingança é o ato de agir contra uma pessoa em resposta ao que ela tenha feito de prejudicial, de modo que ela sinta na pele o que se passou e que não repita mais a ação nociva. É o famoso “Olho por olho, dente por dente”. Neste mês, devemos nos deliciar com obras cuja trama seja a da vingança.

Setembro - Autores Portugueses Contemporâneos


O ícone maior da literatura portuguesa é, sem dúvida, José Saramago – o único a receber o Prêmio Nobel. Mas que tal descobrirmos outros talentos literários de Portugal? Neste mês, então, devemos ler obras de autores portugueses contemporâneos. Com certeza, haverá grandes revelações literárias!

Outubro - Histórias de superação


Quem sobrevive a grandes tragédias ou a graves doenças, comumente, relata sua experiência de superação, através da luta e da fé, pelos meios de comunicação locais, regionais, nacionais e internacionais. Neste mês, devemos ler histórias de superação – sejam reais ou fictícias e aproveitá-las como lições para toda a vida.

Novembro - Livros que foram banidos


A leitura é tão importante para a formação do ser humano que, em vários momentos da história, determinados livros foram banidos por serem considerados, pelas autoridades, inadequados à população – que poderia ser subvertida por meio da leitura. Em novembro, que tal ler livros que foram banidos?

Dezembro - Natal


O ano passou voando! Para desacelerar o passo, devemos ler obras que falem do Natal – a época mais fraterna do ano. Entre um capítulo e outro, não se esqueçam de: montar o pinheiro, decorar a casa, comprar presentes, organizar o amigo secreto, preparar o cardápio e desejar FELIZ NATAL a todos! 

Créditos do texto: Daniella Haendchen


114 Comments

  1. Hmm... Ainda não sei se vou participar, mas já vou pensar nos temas. O que eu achei mais difícil foi o de março, porque não gosto de bichos, então nunca leio livros assim. Vou ter que procurar uma fábula, quadrinhos ou algo tipo As Crônicas de Nárnia. Pode ser?

    ResponderExcluir
  2. Oi, Cíntia!

    O animal tem que ser um dos protagonistas, o que não é o caso de As Crônicas de Nárnia. Postamos uma lista de sugestões, não deixe de conferir os links (que levam a uma sinopse no Skoob).

    Não desista por isso, afinal se não houvessem dificuldades, não seria um Desafio, certo?

    Smacks pra ti!

    ResponderExcluir
  3. Adorei!!!! Tem muitos temas que são pauleira mesmo, hehehe, mas não seria desafio se não o fossem.

    ResponderExcluir
  4. Gostei bastante dos temas propostos! Provavelmente vou participar, pois este ano foi muito proveitoso e prazeroso participar do DL. bj

    ResponderExcluir
  5. Para quem não gosta de livros de animais ou para quem não quer um livro triste, indico "Eu sou um gato". O bichano é o narrador e tece observações sobre os seres humanos. Muito divertido!

    Aproveitando o comentário, gostaria de saber se "Maldito karma" vale para o mês dos animais. A protagonista é um inseto (formiga). Se valer, é mais uma opção.

    ResponderExcluir
  6. Olá... queria saber se A bussola de Ouro serve para o mês de março... ou algum do Eragon... é q eu não curto muito livros com animais, rs

    ResponderExcluir
  7. Ola! Duvida!!!! Os romances do Nicholas Spark ou do Carlos Ruiz Zafon servem p o mes de Junho? eh q eu n entendi direito o tema XD

    ResponderExcluir
  8. Mais duvida XD
    Para o tema de Março, serve A maldiçao do tigre?
    E para Outubro serve "Querido John" e "Morte e Vida de Charlie St. Cloud"

    ResponderExcluir
  9. Michelle, obrigada pela intervenção. É bom que fique claro. Sem purismo, a formiga tá valendo.:)

    Paula, não li nenhum dos dois. Pelo que pesquisei, o dragão compartilha o protagonismo da história narrada em Eragon. Então, tá valendo. A bússola de ouro, eu não sei dizer. O importante é verificar se o animal desempenha papel de destaque na trama, ok?

    ResponderExcluir
  10. Obrigada pela resposta, Vivi!
    Pelas resenhas que li, "Maldito karma" também se encaixa no tema de fevereiro: livros que nos façam rir.

    ResponderExcluir
  11. Oi Agatha! Vamos lá! Romance psicológico consiste em narrativas que se utilizam do fluir da consciência para transcrever os sentimentos dos seus personagens. É como se fosse o retrato da vida interior. É predominante escrito na primeira pessoa. Vide alguns exemplos de livros do gênero:

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Romance_psicol%C3%B3gico

    Esse blog tem um marcador só para livros de "romance psicológico". Entre livros clássicos e contemporâneos,há várias opções: http://www.bonslivrosparaler.com/romance-psicologico/

    Nicholas Spark é literatura romântica. Não vale. Quanto a Zafon, sinceramente, não sei. Acho que sua obra é predominantemente de mistério.

    A maldição do tigre vale para março. E Querido John e Morte e vida de Charlie St. Cloud valem para outubro.

    ResponderExcluir
  12. Curti! Esse ano eu volto!

    Só acho que seria mais interessante valorizar escritores nacionais e não portugueses... Sei que todo ano o tema autor nacional entra na lista, mas é tão importante que deveria ser fixo. Poderia até virar uma espécie de tradição "o mês do autor nacional" e talz.

    Bjos!

    ResponderExcluir
  13. concordo, tá complicado isso de autores portugueses, preferia ler brasileiros :D

    ResponderExcluir
  14. Preferir preferir preferir eu também preferia ler brasileiros. Mas foi a única exigência de nacionalidade do ano, esse ano (2012) tivemos dois. Dá pra ler brasileiros nos outros 11 temas ^^ Aliás, estou me programando pra isso.

    Por falar nisso, ainda não consegui fechar minha lista! rs Tá complexo esse ano...

    ResponderExcluir
  15. Então, pessoal. Já passamos por literaturas de tantas bandeiras aqui que cabe compreender a Portuguesa também. O que não implica descartar a brasileira. Como disse a Ana Carolina é possível encaixá-la em vários dos temas determinados. Há temas tão gerais que é possível personalizar o seu tema dentro de um tema. Karol e Paula, ainda teremos outras oportunidades de temas voltados para a nossa literatura.

    ResponderExcluir
  16. Antes que eu me esqueça, gostei da sugestão, Karol!

    ResponderExcluir
  17. Que bom que já saiu a lista dos livros do desafio literário de 2013.Esse ano acabei por não concluir, mas com fé em Deus 2013 vai ser um ano de ouro para mim.

    Um xero,Ana.
    Que venha o desafio literário 2013!

    ResponderExcluir
  18. Obaaa! Adoro desafios. ^^ Uma dúvida: pra participar eu só preciso postar isso ↑ no blog e creditar?

    Até \o/

    http://perfumedecultura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. O livro em que um homem acorda e descobre que é um macaco e que toda a sociedade é de macacos vale pro tema de março? rs fiquei em dúvida xDD

    ResponderExcluir
  20. O livro em que um homem acorda e descobre que é um macaco e que toda a sociedade é de macacos vale pro tema de março? rs fiquei em dúvida xDD

    ResponderExcluir
  21. Oi, Ana Paula! Pedimos que participante poste em seu blog pessoal o banner linkado à página do DL. Mas, para participar basta ler o mínimo de livros conforme estipulado nas regras, resenhar e postar a resenha no autolink.

    ResponderExcluir
  22. Olá! Conheci o DL através de uma amiga da blogosfera e quero participar do desafio no ano de 2013. Estou aqui tentando elaborar uma lista e gostaria de saber se o Ulysses de James Joyce poderia ser considerado um romance psicológico. Algumas pessoas defendem que sim, outras que não. Qual é a sua posição a esse respeito? Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se o Ulysses não for, o que mais será, não é?

      Excluir
    2. Verdade, MOM.. rsrsrs... na verdade, eu tenho uma ideia muito bem formada sobre o que é o romance psicológico (meu gênero preferido), mas sei que isso é muito dabtido, coisa e tal, então preferi perguntar. Bjo

      Excluir
  23. Mais uma pergunta: tem alguns livros que já comecei a ler mas não passei de 10 ou 15 páginas. Se eu escolher um livro assim, conta como uma leitura "nova", uma vez que só coloquei a ponta do pé na água mas não mergulhei?

    ResponderExcluir
  24. Nossa, tô até meio constrangida e não quero atrapalhar, mas valem livros de contos e poesia também? Essa foi a última (acho). Bjo!

    ResponderExcluir
  25. Marina, há tratamento psicológico e presença de fluxo de consciência na obra de Joyce, sim. Desse modo, creio que vale. Se o livro não foi lido por inteiro, não foi lido. Então, vale. ;)

    Contos vale desde que não seja uma história isolada de poucas páginas. Poesia não se adéqua ao tema Romance Psicológico e Histórias de Superação. Tudo bem?

    ResponderExcluir
  26. Ok, obrigada por resolver minhas dúvidas. Eu não tinha pensado em poesia para o tema romance psicológico ou histórias de superação, mas agora que li sua resposta acredito que Morte e Vida Severina seria um ótimo livro com história de superação! Mas enfim, tem tanta coisa pra escolher em prosa que não será nada difícil! Abço!

    ResponderExcluir
  27. Eu tenho uma dúvida, Comer Rezar e Amar pode ser considerada uma história de superação?? Bjks

    ResponderExcluir
  28. Milene, há quem diga que sim. Então, vale! ;)

    ResponderExcluir
  29. Oi gente,
    gostaria muito de partcipar, estou separando os livros,ficou uma dúvida. Irmão Lobo serve para o mês de março?
    obrigada,
    Luana

    ResponderExcluir
  30. Outra dúvidam a serie assassins creed serve como vingança, mês de agosto, eu li só o primeiro e acho qe está dentro do tema, os seguintes valem?
    obrigada,
    Luana

    ResponderExcluir
  31. Luana, pelo que entendi ao ler a sinopse, o protagonista é um menino. Então, não vale.

    Luana, os seguintes da série valem.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  32. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  33. Então, dúvida:
    Marques de Sade teve seus livros banidos em alguns países, conta?
    E, pelo que eu li, Saramago não conta, né, como autor poruguês (porque a proposta fala de de descobrir novos talentos)...
    E... Mia Couto, que é Moçambicano, não vale? Pq o Valter Hugo Mãe não é nascido em Portugal e conta...
    Obrigado :D

    ResponderExcluir
  34. Alê, Marques de Sade conta.

    Então, Alê, não dá para excluir o Saramago por ele ser contemporâneo. Mas, gostaríamos que os participantes apresentassem leituras dos novos talentos da literatura de Portugal.

    Obrigada por avisar, pois houve um erro. Valter Hugo Mãe não vale, assim como Mia Couto. Iremos alterar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como assim, o Valter Hugo Mãe não vale? Se eu posso ter cidadania portuguesa sem nunca ter colocado os meus pés na terrinha... quando mais ele, que é reconhecido como tal. Veio para a Flip representando Portugal. Já era a minha escolha e vai continuar sendo.

      Excluir
    2. Concordo com a MOM, Valter Hugo Mãe representa Portugal e é naturalizado português; para todos os efeitos, legais e culturais, ele é e se considera português. Impedir que o Valter Hugo Mãe seja considerado português seria a mesma coisa que dizer que a obra de Clarice Lispector não é literatura brasileira só porque ela nasceu e viveu um ano na Ucrânia apesar de ser naturalizada brasileira. Valter Hugo Mãe foi para Portugal aos 2 anos e Clarice veio para Brasil com 1. Clarice Lispector foi naturalizada brasileira e Valter Hugo Mãe foi naturalizado português. Mia Couto, por outro lado, nasceu, cresceu e formou-se em Moçambique; ele é moçambicano. Até onde eu sei, ele atualmente mora em Maputo, a capital daquele país e só vai a Portugal para lançamento dos seus livros e participação em feiras, etc.

      Excluir
    3. Marina e Mom, isso já foi esclarecido em dezembro passado, quando admitimos a falha da nossa parte. De modo que, desde então, Valter Hugo Mãe figura em nossa lista de sugestões, sendo portanto leitura válida para o tema autores portugueses contemporâneos. É só conferir. =)

      Excluir
  35. Gostaria de saber porque o Valter Hugo Mãe não vale, sendo que, mesmo que ele tenha nascido em Angola, ele foi para Portugal pequeno e é considerado pela mídia e crítica como escritor português.
    Esse ano, o Kazuo Ishiguro não foi considerado exatamente oriental, pois mesmo ele tendo nascido no Japão teve mais influências ocidentais em sua obra. Assim, por que não considerar Valter Hugo Mãe português, se a formação dele se deu em Portugal?
    Eu tenho outra dúvida também:
    história de superação pode ser algo menor, como superando a separação dos pais ou algo do tipo? Histórias de amadurecimento em geral...
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  36. Vivi,
    Em irmão Lobo, o lobo é tão personagem principal quanto Saphira em Eregon, então se um vale, o outro vale.
    Beijos

    ResponderExcluir
  37. Oi (:
    Já estou pesquisando os livros que lerei no DL, parece ser muito divertido ter que cumprir essas prazos descobrindo novos autores e livros (: e uma pergunta: na categoria de março, vale Nárnia ?
    E se quiser dar uma olhadinha no meu blog: www.worldbeyondbooks.webnode.com
    ficarei muito grata (:
    bjs, e até janeiro.

    ResponderExcluir
  38. Bem-vinda! Então, para valer o animal tem que um papel de destaque na trama com importância de protagonismo. Se não for caso de Nárnia, não vale. ;)

    ResponderExcluir
  39. Marília, nas fontes que pesquisei, considerei apenas a origem angolana do autor. Faltou-me aprofundar nos detalhes. Não desconsidero sua argumentação. O autor fica como válido sem problemas, desde que possamos obter uma fonte que comprove o que você disse. E superação vale nessa acepção também.

    Mayllee-Chan, bom tocar nessa questão. Muitos livros que nos são perguntados não foram objeto de leitura da equipe. Muitos até desconhecemos. Portanto, nos baseamos na sinopse. Ou, seja um critério falho de avaliação. Mas é o que dispomos. De modo que é sempre melhor que o participante pesquise o livro desejado e avalie se adéqua ou não dentro das regras do desafio. Com base no que você expôs e levando em consideração que você conhece o livro, então reconsidero o que disse. Irmão Lobo tá valendo. Lembrando que não queremos criar impedimentos à leitura de quaisquer livros por razões arbitrárias. :)

    Luatlima, não consegui entrar em contato com você. espero que veja esse comentário. Irmão Lobo vale para março, ok?

    ResponderExcluir
  40. Marília, pesquisei melhor. De fato, Valter Hugo Mae é mais português do que angolano, haja vista ter saído desse último quando criança. Segue a a fala do próprio autor: "Não tenho memórias concretas de Angola. Saí de lá com dois anos e não posso imaginar que me tenha influenciado. No entanto, por todas as razões, a questão de ter lá nascido marcou-me como indivíduo e existem nos meus livros algumas passagens que denotam uma certa nostalgia por África, que conheço mal mas que me fascina".
    Fonte: http://www.revistapessoa.com/2012/03/valter-hugo-mae-sempre-me-interessou-a-linguagem-o-modo-de-dizer-aquilo-que-nunca-foi-dito-como-inventar-mais-lingua-mais-pensamento/

    Então, vale para o tema de setembro. Desculpe a confusão. E obrigada pelo aparte.

    ResponderExcluir
  41. Estou em duvida se participo ou não ....

    ResponderExcluir
  42. Vivi,
    obrigada por lembrar do meu comentário, imagino que deva ser difícil para vocês responderem por todos os livros que são perguntados e agradeço a dedicação pelo esforço em tentar conseguir a resposta.
    Ok, vou reincluir irmão lobo a minha lista, temos um lobo de coadjuvante e um urso de antagonista, o bom é que inclui outros livros a minha lista.
    aproveitando, por favor, cuide da mamãe serve como romance piscológico, eu to em dúvida, de uma olhada na sinopse e veja o que acha...
    obrigada pela ajuda,
    Luana

    ResponderExcluir
  43. Vivi, já fiz minha lista inteira, só quero confirmar se dá pra incluir um livro sociológico sobre o Natal, o "O Suplício do Papai-Noel - Claude Lévi Strauss". Amanhã checo sua resposta e coloco minha lista no autolink! beijos!

    ResponderExcluir
  44. Olá, Luatlima, não sei dizer.:( É o caso de ler o livro para tirar uma conclusão.

    Marina, pode sim.

    ResponderExcluir
  45. Obrigada vivi, já postei a minha lista! :)

    ResponderExcluir
  46. Dúvida: como o tema de janeiro é livre, todos os livros que eu acabar lendo nesse mês entrarão no tema? Eu leio bastante... é isso mesmo ou tem um limite?

    ResponderExcluir
  47. Olá, será meu primeiro ano no DL e já quero participar dos próximos. Se eu for gravar uma resenha em vídeo no autolink eu devo passar o link de um blog com o vídeo ou eu posso passar o link do youtube mesmo?

    ResponderExcluir
  48. Marina, é isso. Lembrando que só valerão os livros cujas resenhas tenham sido publicadas no autolink.

    Matheus, publique no autolink o link que você achar melhor, pois é importante que a resenha seja compartilhada para todos os que acessam o Desafio Literário.

    ResponderExcluir
  49. Oi, quero participar, mas fiquei em dúvida.
    No mês de Julho, vale títulos que contenham a palavra "negro/a"?

    Fiquei com dificuldades para encontrar livros para Vingança e para Romance Psicológico. As opções apresentadas não me chamaram a atenção :(

    Beijos

    ResponderExcluir
  50. Olá, Mayara! A resposta é sim. Quanto à escolha de livros para os temas mencionadas, você já conferiu as listas dos participantes? Talvez lhe ajude. ;)http://desafioliterariobyrg.blogspot.com.br/p/lista-de-livros-dos-participantes-dl.html

    ResponderExcluir
  51. Obrigada, Vivi!
    Vou mesmo dar uma olhada nas listas dos participantes :D
    Beijos

    ResponderExcluir
  52. Olá!
    Segue minha lista...alguma observação ou está tudo ok?]=D

    JANEIRO - Pequenos Terremotos /Jennifer Weiner
    FEVEREIRO - Charlotte Street /Danny Wallace
    MARÇO - Resgate um Coração Partido / Susan Richards
    ABRIL - A Rosa do Inverno / Patricia Cabot
    MAIO - Orgulho e Preconceito / Jane Austen
    JUNHO - Precisamos falar sobre Kevim / Lione Shriver
    JULHO - A Rosa Perdida / Serdar Ozkan
    AGOSTO - A Vingança da Mulher de Meia Idade / Elizabeth Buchan
    SETEMBRO - Pessoas Como Nós / Margarida Rebelo Pinto
    OUTUBRO - A Jornada / Erin E. Moulton
    NOVEMBRO - A Letra Escarlate / Nathaniel Hawthorne
    DEZEMBRO - Um presente de natal / Mary Higgins Clark

    ResponderExcluir
  53. Oi Vivi, de novo rs...
    Vem cá, O Jardim Secreto pode ser encaixado em superação?
    Beijos

    ResponderExcluir
  54. Rosana, ótima lista! Faço apenas uma ressalva quanto à escolha do tema de Julho. A Rosa do título não refere-se à cor como dita a regra do tema. ;)

    Mayara, sim. ;)

    ResponderExcluir
  55. Vivi,
    Obrigada pela dica, uma colega já tinha me alertado e eu fui teimosa rsss

    LISTA ATUALIZADA, MÊS JULHO MODIFICADO

    JANEIRO - Pequenos Terremotos /Jennifer Weiner
    FEVEREIRO - Charlotte Street /Danny Wallace
    MARÇO - Resgate um Coração Partido / Susan Richards
    ABRIL - A Rosa do Inverno / Patricia Cabot
    MAIO - Orgulho e Preconceito / Jane Austen
    JUNHO - Precisamos falar sobre Kevim / Lione Shriver
    JULHO - O caderno Azul /James A. Levine
    AGOSTO - A Vingança da Mulher de Meia Idade / Elizabeth Buchan
    SETEMBRO - Pessoas Como Nós / Margarida Rebelo Pinto
    OUTUBRO - A Jornada / Erin E. Moulton
    NOVEMBRO - A Letra Escarlate / Nathaniel Hawthorne
    DEZEMBRO - Um presente de natal / Mary Higgins Clark

    ResponderExcluir
  56. Mais livros banidos/proibidos:

    http://jovem.ig.com.br/cultura/2012-10-29/a-lista-negra-de-15-livros-proibidos-que-nao-podem-faltar-na-sua-estante.html

    Alguns bem contemporâneos, como As vantagens de ser invisível.

    ResponderExcluir
  57. Morangos Mofados de Caio Fernandes Abreu, se encaixa na categoria de romance psicológico?
    Rosana Bernas

    ResponderExcluir
  58. Pessoal "Ratos de Gordon Reece" serve como Romance Psicológico?

    É que coloquei Precisamos falar sobre Kevim / Lione Shriver, mas não curti a sinopse e quero mudar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho certeza, mas acho que vale. É aquela história: Ler para saber. Bjs!

      Excluir
  59. O livros Água para elefantes serve para a leitura do mês de março?

    ResponderExcluir
  60. O livro "Sonho de uma noite de verão - Shakespeare " vale para fevereiro? por ser uma comédia ?

    ResponderExcluir
  61. Poderiam ver se minha lista é válida?

    Janeiro - Tema Livre Sem indicações
    *Feliz por nada – Martha Medeiros

    Fevereiro - Livros que nos façam rir
    * As batalhas do Pequeno Nicolau - Goscinny

    Março - Animais protagonistas
    * Quincas Borba – Machado de Assis
    *O gato malhado e a andorinha sinhá – Jorge Amado

    Abril - Uma ou mais das quatro estações no título
    *Sonhos de uma noite de verão – Shakespeare
    * Um certo verão na Sicília – Marlena de Biasi

    Maio
    *Como gostais – Shakespeare (citado em Nunca fui beijada)
    * O mágico de Oz
    * Walden – Na natureza selvagem

    Junho - Romance Psicológico
    *Mrs. Dalloway – Virginia Woolf
    *Memorial de Aires - Machado

    Julho - Cor ou cores no título
    *Dália azul – Nora Roberts

    Agosto - Vingança
    *Hamlet – Shakespeare
    * A prima Bete - Balzac

    Setembro - Autores Portugueses Contemporâneos
    *O evangelho segundo Jesus Cristo – Saramago

    Outubro - Histórias de superação
    *O tempo entre costuras – (vi em algum lugar que é uma história de superação.
    *Jó - Joseph Roth

    Novembro - Livros que foram banidos
    *Candido – Voltaire (dizem que também é bem divertido)

    Dezembro - Natal
    *O homem que inventou o Natal - Les Standiford
    *Contos de Natal - Vários autores

    ResponderExcluir
  62. Tenho uma dúvida, pois sou nova nisso e peço desculpas: o autolink para publicação de resenhas é o mesmo utilizado para a postagem da lista de leitura? Se não for, onde encontro o autolink para publicação da resenha que fizer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. San, não se desculpe por isso. Estamos aqui para ajudar. Então, toda postagem do autolink virá com o título padrão "Resenha: + o tema da vez). Vide o tema de janeiro agora no ar: http://desafioliterariobyrg.blogspot.com.br/2013/01/resenhas-tema-livre-janeiro2013.html

      Há também na barra lateral do blog um atalho para o autolink.

      Bjs!

      Excluir
  63. Estou com uma dúvida: vocês estão familiarizados com o livro "The velveteen rabbit"? (ñ me lembro o nome em português). Ele seria válido no mês de março?

    ResponderExcluir
  64. autores portugueses e livros que foram banidos?meu deus,ta muito dificil esse ano!!!

    ResponderExcluir
  65. Adorei esta ideia! ler Às vezes é uma experiência solitária e vcs descobriram um jeito de minimizar essa solidão! Vou tentar participar!

    ResponderExcluir
  66. desculpe o incômodo, é que tentou encaixar os livros que eu tenho aqui na minha estante, posso considerar "Marcas de Nascença" de Nancy Houston, para junho? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Adriana, não precisa se desculpar. Fico feliz em ajudá-la. Como desconheço o livro,seguem algumas características do gênero Romance Psicológico para você fazer uma avaliação do livro em questão.

      - Utilização do fluxo de consciência para transcrever os sentimentos dos personagens
      - Como se fosse um retrato, um raio-x escrito da vida interior dos personagens
      - Predominante escrito na primeira pessoa

      Quaisquer dúvidas, estou à disposição.

      Beijocas!

      Excluir
  67. Oi! Vou participar do Desafio, mas Junho vai ser bem difícil, por que acho que não conheço nem um livro assim...Mas se não houvessem dificuldades não seria um Desafio, né? =)

    ResponderExcluir
  68. E se a sinopse diz que o livro é divertidíssimo e depois que a gente lê, não acha graça nenhuma como é que fica? Tá valendo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marta, vale. É a sua impressão sobre livro mesmo que não o tenha achado engraçado.

      Excluir
  69. As Aventuras de Pi vale para o mês de março??

    ResponderExcluir
  70. Respostas
    1. Sim, desde que esteja dentro do que é requerido nos temas.

      Excluir
  71. Eu quero participar. Como faço?
    Abraços Chellot.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa FAQ explica toda a dinâmica do desafio. Abraços!

      Excluir
  72. Para autores portugueses serve livro de Poesia?
    Estou em dúvida sobre livros banidos? Não me lembro de nenhum, pode me dar alguns exemplos?
    Grata Chellot.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chellot, veja as nossas sugestões de leituras por meio desse link: http://desafioliterariobyrg.blogspot.com.br/2012/11/sugestoes-de-leitura-dl-2013.html

      Excluir
  73. Janeiro - "Incarceron" (tema escolhido: ficção futurista)- Lido.

    Fevereiro - Livros que nos façam rir - "Quando as bruxas viajam" (Terry Pratchett) - Lendo.

    Março - Animais protagonistas - "O príncipe Gato e a Ampulheta do tempo"

    Abril - "Cores de Outono" (Keila Gon)

    Maio - "A ùltima Música"

    Junho - Romance Psicológico - "Imaginário mundo real" (Layanna Aquino) (Fala sobre um rapaz esquizofrênico que não aceita a doença)

    Julho - Cor ou cores no Título - "Horizonte Vermelho" (Elisabeth Pereira)

    Agosto - Vingança - "Doce Vingança" (Nora Roberts)

    Setembro - Autores portugueses contemporâneos - "Por detrás das palavras" (Vieira Calado)

    Outubro - História de superação - "Preces e mentiras" (Sherri Wood Emmons)

    Novembro - Livros que foram banidos - "As Aventuras de Tom Sawyer" (vi no wikipedia que ele tava banido)

    Dezembro - Natal - "Natal" (Luan Araújo)

    ResponderExcluir
  74. Respostas
    1. Não tinha entendido muito bem o tema de maio. Agora vi que era um livro que tivesse sido citado em um filme. Vou trocar para Orgulho e Preconceito então. Vi o filme e adorei.

      Excluir
  75. Oi, Mom! Eu não li "As crônicas de Nárnia". Sobre Moby-Dick, considero que o protagonismo é exercido por Ismael. Mas, enfim, a nossa palavra não é lei. Aliás, é bom que os participantes coloquem questionamentos e argumentem em suas resenhas e aqui nos comentários a validade das leituras pretendidas. Não teremos problemas em reconsiderar nossa posição, em caso de erro. Abraços!

    ResponderExcluir
  76. Estou tentando, é metade de abril e não defini toda minha lista. Pensei que conseguiria comprar o que recomendaram mas não consegui, nem chegará a tempo.

    só hoje, consegui concluir os posts de janeiro e fevereiro que estavam em modo rascunho... rs

    ResponderExcluir
  77. Já tem o desafio de 2014?

    Beijos
    Ane
    www.aaconchego.blogspot.com

    ResponderExcluir
  78. Já tem o desafio de 2014?

    Beijos
    Ane
    www.aaconchego.blogspot.com

    ResponderExcluir
  79. Já tem o desafio de 2014?

    Beijos
    Ane
    www.aaconchego.blogspot.com

    ResponderExcluir
  80. Já tem o desafio de 2014?

    Beijos
    Ane
    www.aaconchego.blogspot.com

    ResponderExcluir
  81. Já tem o desafio de 2014?

    Beijos
    Ane
    www.aaconchego.blogspot.com

    ResponderExcluir