1. Do Desafio
1.1 -O Desafio Literário é uma gincana  de leitura anual que se inicia no dia 1º de Janeiro de 2103 e termina no dia 31 de Dezembro de 2013.
1.2 - Para completar o Desafio Literário, é necessário cumprir a leitura  pertinente a todos os temas propostos para cada mês do ano.

2. Da participação
2.1 - Para participar do Desafio Literário 2013 basta ler, no mínimo, 12 livros durante o ano.
2.2 - A confirmação de participação se efetivará a partir do momento da postagem da resenha no autolink. Não havendo, dessa vez, necessidade da etapa de inscrição. (NOVIDADE!)
2.3 -  Depois de iniciado, o desafio estará aberto para quem quiser participar, no entanto é preciso observar o cumprimento de todos os temas do DL 2013. Para tanto, é necessário que as leituras dos temas em atraso sejam feitas até o dia 31/12/2013.

3. Das leituras e das resenhas
3.1 - Não é obrigatória a feitura da lista prévia dos livros que serão lidos para o Desafio Literário
3.2 - As leituras deverão estar de acordo com os temas propostos para o DL 2013.
3.4 - Audiobooks e Ebooks em domínio público são permitidos.
3.5 - Releituras estão fora do objetivo do desafio. Portanto, não serão permitidas. Contamos com a honestidade dos participantes.
3.6 - Na abertura dos temas será disponibilizada uma ferramenta de inclusão de links, a saber: o autolink destinado à postagem das resenhas publicadas no blog, skoob, Tumblr e demais sites de publicação de contéudo textual.
3.7 - Não serão aceitas resenhas postadas no Facebook.
3.8 - Os participantes que não possuem blog deverão enviar as resenhas para o email do Desafio Literário, pois elas serão publicadas no blog As Resenhas do Desafio Literário.
3.9 -As resenhas de livros que não se adequarem às regras pertinentes aos itens 1.2, 3.2, 3.5 e 3.6 serão deletadas do autolink. Antes da exclusão, a equipe DL enviará uma mensagem avisando o participante sobre o ocorrido. A exclusão da resenha não implicará a desclassificação do participante. Ao contrário, o participante dará prosseguimento ao desafio escolhendo uma leitura que realmente se encaixe dentro das especifidades do tema em vigência.
3.10 - Considerando contratempos e imprevistos, o DL acolhe toda e qualquer leitura e resenha em atraso. Apenas observe o prazo limite para botar a agenda de leitura em dia: 31/12/13.
 
4. Da Premiação Mensal
4.1 - Ao fim de cada tema, haverá o sorteio de um livro cedido pela Editora Univali.
4.2 - Concorrerão ao sorteio mensal, os participantes que tiverem cumprido as leituras do tema do mês vigente.
4.3 - Para fins da premiação mensal, a ordem do sorteio obedecerá a sequência das participações presentes no autolink relativo ao tema vigente.
4.4 -O ganhador do prêmio mensal terá o prazo de 7 dias para repassar os dados de endereço para entrega do prêmio. Após isso, um novo sorteio será realizado.
 
5 - Da Premiação Final
5.5 - Concorrerão ao prêmio final, os participantes que tiverem lido o mínimo de um livro para cada tema do DL 2013, perfazendo o total mínimo de 12 livros durante o ano.
5.6 - Serão três sorteios ao final do desafio. Cada ganhador levará um livro lançamento do ano.
5.7 - Cada resenha (leitura) publicada no autolink  equivalerá a uma chance de participação no sorteio final. Isto é, para fins de sorteio, cada resenha publicada equivalerá a um número cuja sequência obedecerá à ordem de publicação no autolink.  Dessa maneira, quanto mais se lê, mais chances de ganhar. (NOVIDADE!)
5.8 - Para fins de sorteio, os dados referentes às leituras dos participantes serão registrados em uma planilha de controle da participação no Desafio Literário.
5.9 -   Com o fim de observar o cumprimento da quantidade mínima de leitura (1 livro por tema = 12 livros no ano), os sorteados na premiação final terão as resenhas conferidas. (NOVIDADE!)
5.10 - Caso os dados do sorteado (constantes na planilha de controle) apresentarem uma quantidade de leituras menor à fixada pelo regulamento ou quaisquer informações que suscitem dúvidas, será solicitado ao participante a apresentação das resenhas dos livros lidos ao longo do Desafio Literário 2013. (NOVIDADE!).
5.11 - Confirmado o descumprimento da regra da quantidade mínima de leitura (1 livro por tema = 12 livros no ano), o ganhador será desclassificado e um novo sorteio será realizado.
5.12 - O ganhador do prêmio final terá o prazo de quinze dias para repassar os dados de endereço para o envio do prêmio. Após isso, o sorteio será invalidado e um novo sorteio será realizado. 




 * Nesta edição não haverá a classificação de leitores por categorias.
 
** Com dúvidas? Veja se é possível saná-las consultando o FAQ do Desafio Literário. Persistindo as dúvidas, entre contato pelo email do Desafio Literário.

*** Ajude-nos a divulgar o DL 2013: poste o buttom e o link do Desafio Literário em seu blog.


71 Comments

  1. Esse será o meu ano!! DL 2013 Uhuhu!!

    ResponderExcluir
  2. Vou tentar cumprir a meta de pelo menos doze resenhas... vamos ver se eu consigo. Será a minha primeira participação no desafio literário.

    ResponderExcluir
  3. Vou participar pelo fato do amor aos livros. Tô dentro!!!

    ResponderExcluir
  4. Yeee, vai ser muito legal!!

    Pode ser resenha em vídeo??

    ResponderExcluir
  5. Aline, se a resenha puder ser visualizada sem a necessidade de registro e login, a resposta é sim.

    Iasmin, pode ser resenha em vídeo, sim. Fica a critério da sua criatividade.

    ResponderExcluir
  6. Aline, se a resenha puder ser visualizada sem a necessidade de registro e login, a resposta é sim.

    Iasmin, pode ser resenha em vídeo, sim. Fica a critério da sua criatividade.

    ResponderExcluir
  7. Meu primeiro ano participando :) Mal posso esperar!

    ResponderExcluir
  8. Obrigada, Vivi \o/

    Tomei conhecimento do Desafio em 2010 e passei os dois últimos anos "treinando". De 4 livros ao ano em 2009, passei para 27 em 2012. Agradeço a vocês :)

    A flexibilixação dos temas foi o empurrãozinho que faltava pra eu participar oficialmente :)

    ResponderExcluir
  9. Aline, seu depoimento me deixa imensamente feliz. É um prazer tê-la oficialmente conosco. :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. vou participar pela primeira vez esse ano!

    ResponderExcluir
  11. Vou participar pela primeira vez!
    Não tenho blog pessoal, mas pretendo publicar minhas resenhas no Skoob. Devo enviar os textos para o e-mail do DL mesmo assim?

    ResponderExcluir
  12. Minha primeira vez também, vou participar!!

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Pela primeira vez vou me aventurar,li e reli as regras mas tenho uma dúvida.

    "As resenhas de livros que não se adequarem às regras serão deletadas do autolink."

    Quais as regras para as resenhas?

    ResponderExcluir
  14. primeira vez e vou participar!!
    ansiosa... =)
    Quero ganhar!!

    ResponderExcluir
  15. Laura, da mesma forma que as resenhas publicadas em blogs, as resenhas do skoob devem ser publicadas no formulário do autolink. Basta coloque o link da resenha do skoob, ok?

    Rosana, obrigada pela observação. Já foi consertado no texto. As regras em questão referem-se aos itens 1.2, 3.2, 3.5 e 3.6.

    ResponderExcluir
  16. Fui convidar meu namorado a participar e ele disse que como vai começar em janeiro 2103 ele com certeza irá participar rsss

    PessoALL, conserta aí pra ver se ele muda de ideia :p

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Rosana Bernas

    ResponderExcluir
  17. Quero muito participar...Não tenho blog, posso postar minha resenha no skoob ou é necessário enviar pro email mesmo? Até que dia temos que enviar a resenha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rayane, tudo bem? Está no regulamento: "3.6 - Na abertura dos temas será disponibilizada uma ferramenta de inclusão de links, a saber: o autolink destinado à postagem das resenhas publicadas no blog, skoob, Tumblr e demais sites de publicação de contéudo textual.
      "
      Então, publique no skoob e inclua a url no autolink, ok?

      Excluir
  18. Também quero participar!(Primeira vez e já adorando!! *.*) Não tenho blog,então vou mandar as resenhas por e-mail,certo?!
    Tem data certa pra enviar as resenhas ou serve até o último dia do mês corrente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Denise! Recebemos resenhas a qualquer tempo, mesmo que o Desafio do mês tenha se encerrado. Bjs!

      Excluir
  19. Doida para participar...deixa eu conferir a agenda e temas e ai me decido...ano passando não tive como participar, mas esse ano to querendo voltar. Parabéns as novas regras ficaram ótimas.

    Beijokas elis - A Magia Real

    ResponderExcluir
  20. 3.4 - Audiobooks e Ebooks em domínio público são permitidos.

    E os ebooks que eu compro e coloco no kindle valem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro, Julyana. Afinal, é leitura legítima. Esse item do regulamento é feito de forma a não incentivar a pirataria. Não temos como saber se o ebook é comprado ou não e nem é nosso objetivo controlar isso. Desse modo, temos por princípio confiar em nossos participantes. :) Bjs!

      Excluir
  21. Vou participar este ano, já fiz a listinha de leitura, só tenho algumas dúvidas: devo informar meu blog em algum lugar ou apenas quando fizer a resenha vir aqui e postar o link para ela em meu blog?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dessa vez, mudamos as regras. Basta resenhar e incluir o link da postagem no autolink disponibilizado a cada tema.

      Excluir
  22. Graphic Novels, HQ's e mangás também são válidos desde que dentro dos temas?
    Neste caso como funciona? Tem que ler a publicação toda e enviar uma resenha só?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Helloise, é isso mesmo. São válidos desde que dentro dos temas. Para tanto, é preciso ler o exemplar por inteiro e resenhá-lo.

      Excluir
    2. Ok, porém, no caso de um manga, por exemplo, que possui 30 volumes publicados. Eu preciso ler os 30 volumes e fazer apenas uma resenha ou cada volume vale uma resenha?

      Excluir
    3. No caso do mangá e HQ, você pode fazer tanto de uma forma quanto de outra. Ler os 30 volumes e resenhar em um texto único ou resenhar por volume.

      Excluir
  23. Acho q dessa vez consigo participar e cumprir o desafio... To dentro!!

    ResponderExcluir
  24. Acho q dessa vez consigo participar e cumprir o desafio... To dentro!!

    ResponderExcluir
  25. Estou dentro!

    Pergunta: vocês disponibilizaram o banner do desafio? É que eu não encontrei, então eu copiei o que está no topo da página.

    Obrigado!

    David,
    http://usikre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O banner é esse mesmo. Iremos deixá-lo mais à vista na barra lateral do blog. ;)

      Excluir
  26. Vale livro de alguma série que eu já tenha lidos os primeiros livros e este é, por exemplo, o terceiro livro da série?

    ResponderExcluir
  27. Oi, resolvi participar do desafio esse ano e me surgiu uma dúvida quanto ao ponto 5.7: posso fazer mais de uma resenha por tema e concorrer com elas? e parabens pelo projeto;)

    ResponderExcluir
  28. Olá, Jean! Seja bem-vindo! Sim, é isso mesmo. Cada resenha (por tema) equivale a uma chance para concorrer ao sorteio referente à premiação final.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando será o sorteio referente a janeiro? Obrigada!

      Excluir
    2. Helloise, já aconteceu. Aqui está: http://desafioliterariobyrg.blogspot.com.br/2013/02/sorteio-tema-livre.html

      Os sorteios mensais ocorrerão até o terceiro dia de cada mês. ;)

      Excluir
    3. Ahh tá! Obrigada, Vivi. É que eu encontrei o link para os brindes dos anos anteriores, mas não o deste ano. Vejo agora que está na Home e minha pergunta foi meio idiota. hahhaa
      Há um tempão eu acesso o site direto pelo link salvo no meu navegador (Tudo sobre o DL) e vi agora que perdi um monte de coisa... ^^"
      Obrigada!

      Excluir
  29. Não sei se aqui é o lugar certo pra perguntar, mas como que coloca o link da resenha no skoob? não sei como fazer...

    abs,

    ResponderExcluir
  30. Jacy, você quer colocar o link da resenha que você fez no skoob no autolink, é isso? Clique no link abaixo: http://desafioliterariobyrg.blogspot.com.br/2013/01/resenhas-tema-livre-janeiro2013.html

    Aberta a tela, siga até ao fim da extensa listagem de links apresentada na página. Ao fim dela, você verá um ícone azul onde escrito "add your link". Clique no ícone.

    Em "url" ponha o link da sua resenha.

    Em "name" ponha "Titulo do livro", de Autor De Tal (Nome do resenhista)"

    Em "email", claro, ponha o seu endereço de email. Ele não será divulgado, ok?


    É isso. Espero ter lhe ajudado. ;)

    Bjs!

    ResponderExcluir
  31. na verdade minha dúvida era como encontrar o link específico da resenha no skoob...acabei usando o Pen.io pra postar a resenha. Sou uma anta...depois eu encontrei o link, mas aí a proxima eu faço no skoob.

    valeu!

    ResponderExcluir
  32. Respostas
    1. Juliana, não se fixe nisso. Basta escrever a sua opinião sobre o livro lido. Bjs!

      Excluir
  33. Vivi, sei que é possível mandar as resenhas dos livros após a virada do mês mas acho que é importante vocês explicarem como fica isso em relação ao mês de janeiro que tem o tema livre. Para evitar que as pessoas mandam dezenas de resenhas atrasadas para o mês de janeiro e adcionem à lista TODOS os livros que lerem durante o ano de 2013, seria bom vocês dizerem como isso irá funcionar. Se der pra mandar resenhas após o dia 31 de janeiro, a lista irá ficar giganteeeeesca pois irá conter todos os livros lidos durante um ano de vários participantes! Rsrsrs..

    bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu o toque, Marina. Já pensamos em uma solução. Vou divulgá-la em nova mensagem. Obrigada!

      Excluir
    2. Vivi, acabei de ver a mensagem. Obrigada por esclarecer esse ponto. Beijo!

      Excluir
  34. Oi! Gostaria de saber se este livro é válido para Março: http://www.skoob.com.br/livro/59870-peanuts-completo-1950-a-1952
    Ou algum do Garfield.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Helloise, desde que as histórias relatadas nesses quadrinhos Peanuts, destaque os animais, vale. Garfield vale! Bjs

      Excluir
  35. vou participar atrasada mais to dentro

    ResponderExcluir
  36. Vou participar apesar de estar atrasada rs, mas qual são os temas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Catharina! Seja bem-vinda. Aqui estão os temas: http://desafioliterariobyrg.blogspot.com.br/2012/11/agendas-e-temas-dl-2013.html

      Excluir