Como muitos participantes do Desafio Literário, meu objetivo é selecionar para os temas propostos livros que eu já tenha na estante. Para o mês de maio, cujo tema é “Livros citados em filmes”, eu já tinha separado vários títulos: “Anna Karenina”, “Persuasão”, “O amor nos tempos do cólera”... todos que eu queria ler há muito tempo.


No entanto, maio se mostrou um mês muito corrido e mal tive tempo de ler, então acabei escolhendo um que não constava na minha lista original do DL2013, mas que fazia parte das sugestões do site e que também havia sido selecionado para uma discussão em um grupo de leitura do qual faço parte: "Uma Ilha de Paz", de John Knowles.


O livro é citado no filme “Sideways – Entre umas e outras” (que eu vi anos atrás, então não lembro em que momento ocorre a citação) e se passa em uma escola preparatória para garotos, em plena época da Segunda Guerra Mundial. O foco é a amizade entre dois alunos e como essa relação vai mudando no decorrer da trama, em parte pelas visões distintas que eles têm da batalha, em parte por inveja e disputa por um lugar de destaque no colégio.


Em certos aspectos a história lembra um pouco “Cotoco”, embora desta vez o tom seja mais sombrio e tenso, bem diferente do estilo leve e engraçado do narrador do outro livro. "Uma ilha de paz" é um livro de 1959 e vez ou outra apresenta alguma palavra não tão usual nos dias de hoje, mas a linguagem é simples e a leitura flui fácil. Além disso, tem só 160 páginas, o que, na minha situação de falta de tempo, foi um fator importante na escolha do título. Mesmo que essa história não fizesse parte das minhas opções iniciais, me surpreendeu positivamente e se mostrou uma história intrigante, que prendeu minha atenção até o final.


Espero que em junho as coisas se acalmem por aqui, já que tenho grandes expectativas quanto aos Romances Psicológicos. Adoro histórias que nos colocam dentro da cabeça dos personagens, misturando ideias, sentimentos e dúvidas e, muitas vezes, nos deixando sem saber ao certo se o que lemos ocorreu de fato ou foi apenas imaginação. Uma das minhas opções para o mês que vem é o elogiadíssimo “Precisamos Falar Sobre o Kevin”. Junho promete!


Michelle Gimenes



Obrigada, Michelle, por compartilhar o seu desafio literário conosco.
A Equipe DL 2013


Leave a Reply