O livro inicia majestosamente com a seguinte citação: “Não é todo dia que se quer ouvir uma crocante fuga de Bach, ou amar uma suculenta mulher, mas todos os dias se quer comer. A fome é o único desejo reincidente, pois a visão acaba, a audição acaba, o sexo acaba, o poder acaba - mas a fome continua.” Suspiro, a verdade clama.


            Os pecados capitais são sete (número cabalístico?): gula, avareza, luxúria, ira, inveja, preguiça, soberba. São ditos capitais por serem considerados pecados merecedores de condenação, com a necessidade do sacramento da confissão, segundo o catolicismo. Estes vícios foram usados (e são usados até o presente momento) como maneira de controlar, educar e proteger seus seguidores, uma forma de controlar os instintos (mais primitivos) do ser humano.

            Veríssimo vai fundo, mas muitíssimo fundo neste primeiro pecado capital. A gula é caracterizada por esse desejo insaciável pela comida ou bebida. Relaciona-se com o mais puro egoísmo humano, sempre querer mais e mais, nunca se contentando com o que já possui. Há muito dá cobiça neste pecado.

            A citação acima referente à fome, que nunca cessará, a menos que a vida cesse, é a representação mais fidedigna da história relatada pelo personagem sobrevivente do massacre, consciente, do Clube do Picadinho.

            O assassino, dito o executor, seduz a todos pelo estômago, sua culinária é digna dos deuses (ou seria do demônio?). O capricho, o cuidado, os detalhes, a comida, tudo faz com que o Clube do Picadinho ressuscite das cinzas e renasça para boa vida que sempre tiveram entre o grupo. Lucídio (Lúcifer?), o cozinheiro executor, vai além, descreve a maior sensação prazerosa que um ser humano pode ter; a mescla da boa comida com o risco da morte. Saborear um prato sabendo que a morte está contida nele torna-o tão espetacular quanto se possa imaginar.

            O ciclo vicioso se dá inicio no primeiro jantar, mesmo saciado, o paladar, a gulodice, a sensação de êxtase de segundos fazem com que a personagem busque pela morte. O risco certo com a comida perfeita.

            Eis que revelado a data do fim da sua trajetória mundana, as personagens preparam-se para tal com todo o esplendor merecido! Ninguém desiste, ou resiste, aos jantares, os velórios se somam e a loucura vira fascinação e expectativa. O pecado capital em seu maior domínio, controlado pela vingança e pela audácia do perfeito sabor da morte. 



Carina de Brito


One Comment

  1. Esse livro é realmente muito bom! Principalmente o fato dos personagens não desistirem das refeições "fatais"!

    ResponderExcluir