Por Sueli Couto

Criança 44 – Tom Rob Smith livro 4

"Criança 44" é um thriller fascinante, complexo que prende do começo ao fim. Narra uma historia brutal e violenta de uma sociedade que é submetida à fome, a violência, é aterrorizada, oprimida. Uma trama que provoca revolta, raiva, choque, horror e tristeza.

O enredo se desenvolve no clima da União Soviética de 1953, nas suas crenças, sua política, a tensão, a pobreza e a violência cometida contra os inimigos do Estado.

O livro conta a historia do agente Liev Stepanovitch Demidov, um membro em ascensão da MGB, a Segurança do Estado. Ele é um investigador, um herói de guerra, idealista que acredita no Estado, no regime e na revolução, e sempre esteve disposto a cumprir cegamente, sem questionar as ordens que lhe fossem dadas, não se importava quais fossem elas. Ele é chamado para acalmar os ânimos da família de um menino morto nos trilhos de uma ferrovia. Os familiares acham que a morte foi assassinato, mas a política opressora do governo de Stalin quer que todos esqueçam, pois não há assassinatos no sistema defendido por eles. Seus superiores ordenam-lhe que ignore tal suspeita e ele obedece sem questionar. Mas o agente desconfia de que há algo muito estranho por trás de todo o caso. E tudo muda para Liev, quando este se depara com os corpos de outras crianças mortas de forma semelhante. Liev coloca em dúvida sua confiança nas ações e políticas do Partido, e  arriscando tudo, o agente se vê na obrigação de ir atrás do terrível assassino, mesmo sabendo que está prestes a se tornar um inimigo do Estado e passar por tudo o que fez passar tantos cidadãos.

O personagem se transforma ao longo do livro, e passa por uma serie de sensações e descobertas e mudanças gradativas. Tudo o que ele acreditava que era certo, ou necessário é posto a prova quando o governo para o qual trabalha e o qual tanto defenderam resolve voltar-se contra ele. Será uma dura, longa e dolorida jornada.

Não consigo nem imaginar o que passa na cabeça de um indivíduo que vive em uma sociedade como a retratada no livro e com todo sofrimento que é imposto a todos. É tanta opressão, violência, brutalidade, tortura e mortes.. .

Na Rússia de Stalin não há possibilidade de amizade, amor verdadeiro, apego familiar porque você teria que denunciar qualquer um que fosse contrario ao governo, qualquer um pode ser considerado um espião pelo mínimo comentário mal entendido, uma palavra dita na hora errada, até um sorriso. Não existe confiança, liberdade, pensamento livre. Um ótimo livro, um atriste realidade!


Leave a Reply