Mais um tema que ficou para trás, muitas leituras foram feitas e, sem dúvida, muitos autores desconhecidos passaram a figurar na lista de "preciso ler" de muita gente. É muito bacana descobrir autores novos de regiões muito diferentes da nossa. E para falar um pouco sobre essa experiência convidamos a blogueira Shirlei Mello do Um Livro por Dia para escrever o texto de encerramento desse mês. Confere:

Recebi o e-mail da Vivi para fazer o encerramento de Setembro e, confesso, pensei: "porque logo eu?". Lógico que é uma honra, mas apesar de eu ser um leitora voraz e tagarela incansável, e também de adorar escrever, eu sou muito tímida. Vocês podem dizer que eu tinha a opção de recusar, mas porque deveria? Um desafio - ainda mais relacionado ao Desafio Literário - é sempre um prazer.
Mas, força e vamos lá... O tema do DL deste mês de Setembro foi Autores Regionais, me deu muito trabalho para escolher quais livros eu leria, não porque não leia autores de minha região, mas porque gosto muito da literatura nacional e foi complicado escolher apenas alguns livros para ler. Olhe só vocês como já começou complicado: Eu sou de São Paulo, minha mãe nasceu no Paraná e eu sempre passei féria lá, minha tia favorita é de Minas Gerais, estado que eu simplesmente adoro, a família do meu marido é da Bahia, outro estado que não tem como não se apaixonar... Assim eu fiquei indecisa se deveria ler livros apenas de autores de São Paulo ou poderia incluir outros. No final optei por ler livros de autores de todo o Sudeste do Brasil.
Então eu separei 6 livros para ler no inicio do mês, autores de SP, RJ e ES. Mas, graças à generosidade de amigos que doaram livros para a biblioteca que estou ajduando a montar aqui no bairro, acabei lendo 12... OK, ok, eu sei que são muitos, mas eu simplesmente não resisto.
Comecei com Lygia Fagundes Telles, porque Lygia é simplesmente demais. Quem não conhece deve conhecer, seus livros são curtos, de crônicas e contos na sua maioria, mas todos sempre com um final diferente, do tipo que nos deixa com a pulga atrás da orelha (ou o pulgo, como gosta de dizer meu amor!). Além da Lygia dei uma chance para outros autores - que eu não tinha lido nenhum livro ou que já tinha lido e não havia gostado - mas eu adoro quebrar paradigmas e conhecer coisas novas, mergulho de cabeça, por assim dizer.
O tema deste mês foi muito interessante para vermos quantos autores temos em nossa região - ou em outras do país - e por vezes não nos damos conta, muitas vezes nos acostumamos a ler sempre os mesmos autores, sempre o mesmo estilo de livro, e não percebemos a grande diversidade literária que nosso país produz. Somos bem dotados na literatura, capazes de produzir romances, crônicas, contos, ficção, infanto juvenis, biografias, reportagens, chick lit, comédias, teen... e todos os outros estilos literários que existem.
Então, minha biblioteca regional deste mês ficou bem diversificada, tanto em estilos literários como em autores: André Vianco - SP, Monteiro Lobato - SP, Mauricio Gomyde - (BSB - DF), Zéia Gattai - SP, Marisa Raja Gabaglia - RJ, Mônica de Castro - RJ, Antonio Carlos Vilela - SP, Paulo Coelho - RJ, Silvia Cintra Franco - SP, e dois do Fernado Sabino - MG.
Outros que eu mesmo querendo não tive tempo de ler, mas que valem à pena serem lidos: Rosana Bond - PR, Ganymédes José - SP e Orlando de Miranda - SP.
E creio mesmo que em toda biblioteca deveria ter um pouco de cada, sem nos atermos a modismos, aos livros que todos leem. Além de todos os autores já conceituados em nosso Brasilzão, tem sempre novos e bons autores surgindo, como vimos no mês de Julho aqui mesmo no DL. Então, porque nos apegarmos a ler livros de autores regionais ou novos autores apenas quando somos desafiados a isso? Porque não fazer disso uma rotina? Quem sabe nosso mundo - e nossa biblioteca - fica mais colorida, mais ampla e mais aberta às novidades?
Os livros estão ai para serem lidos, e cabe a nós leitores valorizar (e criticar, se for o caso) nossa literatura como valorizamos o que nos vem de fora.
E confere a leitura da Shirlei para o DL de setembro:


Leave a Reply