Por Fabiane Siqueira

Relato de um Náufrago – Gabriel Garcia Marques

O livro é o relato de um Náufrago a um jornalista, que depois da glória de ser  salvo, foi proclamado herói, participou de programas televisivos, fez comercias e depois foi esquecido por todos. Nesta situação decide ir conversar com Gabriel Garcia Marques   e contar o verdadeiro relato, que até então havia sido censurado pelo governo – Uma ditadura na Colômbia. E o que os dois não sabiam é que o Naufrago perderia toda a sua glória e o jornalista por pouco não perdeu a pele.

Luis A. Velasco, o Náufrago, viajava num navio com destino a Cartagena . O Navio  havia ficado fazendo reparos nos EUA por 8 meses e estava pronto para voltar ao seu país de origem, com  uma carga insólita,  rádios, geladeiras, máquinas de lavar e estufas, principalmente, aumentando assim o seu peso.

Um dia antes da chegada a Cartagena, à noite,  os marinheiros que estavam de folga receberam a ordem de subir e fazer contrapeso a bombordo. Luis sabia o que significava aquela ordem, o barco estava adernando perigosamente e eram necessários todos os marinheiros para contrabalançar.....

Uma onda mais forte afundou o barco e todos caíram na água, sendo que logo após Luis percebeu que o barco estava há alguns metros de distância.
Entre geladeiras, máquinas de lavar e toda espécie de utensílios domésticos, o Náufrago se segurou em uma das caixas e começou a ouvir gritos  de seus companheiros. De longe viu duas balsas e nadou até uma delas. Tentou ir ao resgate dos amigos, mas num momento parecia que ia conseguir e logo após os amigos afundaram e ele ficou além de desesperado,  sozinho, na imensidão do mar.

Sua saga começou nesse instante. Ele ficou a deriva por dez dias, alternando momentos de esperança, desespero, resignação, mas por incrível que pareça ele resistiu sem comer e bebendo somente água do mar.
O Relato mostra acima de tudo que é preciso acreditar que as coisas vão acabar bem, embora nem sempre se consiga ver o propósito disso.


One Comment

  1. Taí uma pedida instigante, especialmente, pela reflexão que enseja. Bjs

    ResponderExcluir