Escrita por Cáryda (Tema Nome Próprio/Fevereiro)

BEL AMI
 (GUY DE MAUPASSANT, 1885. EDITORA ABRIL; GRANDES SUCESSOS;1991)

O romance de Guy de Maupassant narra a rápida ascensão de Georges Duroy em Paris. Inicialmente, Georges é mostrado como um rapaz pobre e belo, que passa os dias vendo o dinheiro do bolso se esvaindo. Sua vida toma um novo rumo quando, ao acaso, ele encontra um velho amigo, Charles Forestier. Charles lhe arranja emprego no jornal onde trabalha e ainda o insere em seu círculo social.

Traços como a preocupação com a aparência, o casamento e demais relações como meio de projeção social, o jogo político além do poder e controle exercido pela imprensa são encarnados no protagonista.

O sucesso com as mulheres é uma arma de Duroy para conseguir poder e prazer. Durante boa parte da narrativa ele mantém uma relação extraconjugal com a senhora De Marelle, que apesar de sofrer humilhações por parte do amante, como o fato dele lhe pedir dinheiro emprestado e surrá-la,continua apaixonada.

O casamento com Madeleine Forestier, viúva de Charles e redatora, consagra Georges como jornalista político no La Vie Française, o posterior matrimônio com Suzanne Walter o faz alcançar seu apogeu social e político, pois a partir deste momento ele passa a ter condições financeiras de galgar o cargo que tanto deseja: o de deputado.

As falcatruas envolvendo o jogo político e relações extraconjugais denunciam o caráter do protagonista, que faz de tudo para obter poder e em nenhum momento sente culpa.


One Comment