Resenha escrita por Cáryda (Tema Nome Próprio/Fevereiro)

UBIRAJARA

(José de Alencar; 1874)
 
Este livro pertence á fase indianista de José de Alencar e conta a história de como se deu a formação da nação Ubirajara. Em toda a história o índio é caracterizado como herói e a prosa tem um ar épico.
O jovem caçador Jaguarê, índio da tribo Araguaia, sai em busca de um combate que o faça ser reconhecido como guerreiro. Em sua busca, ele encontra Pojucã, da nação Tocantins. Após uma longa e intensa luta, Jaguarê vence e leva Pojucã para a tribo como prova da vitória. Antes de encontrar um adversário, Jaguarê conhece Araci, formosa virgem Tocantins que se apaixona por ele embora o índio informe já possuir uma noiva.
 
A saga se desenvolve em torno do conflito que passa e existir quando Jaguarê é aclamado como bravo guerreiro Ubirajara (lanceiro) em sua tribo e resolve ir conquistar Araci através de duras provas. Inicialmente, Jaguarê é recebido como hóspede e quando perguntado como gostaria de ser chamado ele diz Jurandir (aquele que é trazido pela luz, referência ao nome de Araci). Quando passa em todos os testes para conquistar a virgem tocantim, Jaguarê revela sua verdadeira identidade e narra a luta com um guerreiro de outra tribo chamado Pojucã, dizendo que este, se encontra em sua tribo e vai ser sacrificado. Itaquê declara guerra á Jaguarê e toda sua nação, pois Pojucã é filho do mestre dos Tocantins.
 
O conflito se dissolve antes que as duas tribos entrem em conflito, tendo em vista que os Tocantins lutaram com os índios Tapuias e nessa batalha Itaquê fica cego e sem líder ,eles resolvem  declarar paz aos Araguias.
 
As duas nações se unem através do amor de Araci e Jaguarê e dá origem a nação Ubirajara.


Leave a Reply